FUTEBOL URUGUAYO:

'' É uma religião nacional. A única que não tem ateu. Somos poucos: 3,5 milhões de uruguayos. É menos gente do que um bairro de São Paulo. É um país minúsculo. Mas todos futebolizados. Temos um dever de gratidão com o futebol. O Uruguay foi colocado no mapa mundial a partir do bicampeonato olímpico de 1924 e 1928, pelo futebol. Ninguém nos conhecia.

O futebol uruguayo é o melhor? Não. No mundo guiado pelas leis do lucro, onde o melhor é quem ganha mais, eu quero ser o pior. Não poderíamos sequer cometer o desagradável pecado da arrogância. Seria ridículo para um país pequeno como o nosso. Não somos importantes, o que é bom. Neste mundo de compra e venda, se você é muito importante vira mercadoria. Está bom assim.

Como explicar Uruguay?.... Somos um pouco inexplicáveis. Aí é que está a graça".

EDUARDO GALEANO - Escritor

domingo

JUGADOR URUGUAYO FELIPE AVENATTI



Felipe Nicolás Avenatti Dovillabichus (MontevideoUruguay26 de abril de 1993) es un futbolista uruguayo que juega como Delantero. Actualmente milita en el Ternana Calcio de la Serie B de Italia.
Debutó en Primera jugando para River Plate el 19 de febrero de 2012, entró en el segundo tiempo para jugar contra Nacional, el partido terminó 3 a 2 a favor de Nacional.
Integró el plantel de la Selección de Uruguay que jugó el Mundial Sub-20 de Turquía. Convirtió el gol que clasificó a Uruguay como semifinalista, derrotando a España en tiempo suplementario 1 a 0. Logró el segundo puesto, cayendo en la final ante Francia por penales.