FUTEBOL URUGUAYO:

'' É uma religião nacional. A única que não tem ateu. Somos poucos: 3,5 milhões de uruguayos. É menos gente do que um bairro de São Paulo. É um país minúsculo. Mas todos futebolizados. Temos um dever de gratidão com o futebol. O Uruguay foi colocado no mapa mundial a partir do bicampeonato olímpico de 1924 e 1928, pelo futebol. Ninguém nos conhecia.

O futebol uruguayo é o melhor? Não. No mundo guiado pelas leis do lucro, onde o melhor é quem ganha mais, eu quero ser o pior. Não poderíamos sequer cometer o desagradável pecado da arrogância. Seria ridículo para um país pequeno como o nosso. Não somos importantes, o que é bom. Neste mundo de compra e venda, se você é muito importante vira mercadoria. Está bom assim.

Como explicar Uruguay?.... Somos um pouco inexplicáveis. Aí é que está a graça".

EDUARDO GALEANO - Escritor

quinta-feira

JOGADOR URUGUAIO: LATERAL

Pablo Forlán






Max Pereyra





Álvaro Pereyra


LATERAIS: Os laterais atuam pelos lados do campo e oferecem resistência aos extremos e aos avançados adversários. Os laterais são jogadores resistentes e com velocidade, têm a missão de apoiar o ataque e ao mesmo tempo a defesa, tem a obrigação de serem bons cruzadores e as vezes tentam o remate. Os alas são iguais aos laterais, mas geralmente eles jogam mais ofensivamente, e voltam menos pra marcar, portanto tem uma participação maior no lado ofensivo, geralmente, isso acontece quando o time atua com 3 zagueiros (3-5-2). Exemplos nesta posição: Pablo Forlán,Max Pereyra,Álvaro Pereyra