FUTEBOL URUGUAYO:

'' É uma religião nacional. A única que não tem ateu. Somos poucos: 3,5 milhões de uruguayos. É menos gente do que um bairro de São Paulo. É um país minúsculo. Mas todos futebolizados. Temos um dever de gratidão com o futebol. O Uruguay foi colocado no mapa mundial a partir do bicampeonato olímpico de 1924 e 1928, pelo futebol. Ninguém nos conhecia.

O futebol uruguayo é o melhor? Não. No mundo guiado pelas leis do lucro, onde o melhor é quem ganha mais, eu quero ser o pior. Não poderíamos sequer cometer o desagradável pecado da arrogância. Seria ridículo para um país pequeno como o nosso. Não somos importantes, o que é bom. Neste mundo de compra e venda, se você é muito importante vira mercadoria. Está bom assim.

Como explicar Uruguay?.... Somos um pouco inexplicáveis. Aí é que está a graça".

EDUARDO GALEANO - Escritor

domingo

URUGUAIO LODEIRO: ARTILHEIRO DO BOTAFOGO


O jovem Lodeiro foi a surpresa das convocações de Oscar Tabárez para as duas partida de repescagem contra a Costa Rica, que definiram a classificação do Uruguai para a Copa de 2010.
Lodeiro foi destaque da categoria de base e do profissional da equipe do Nacional, com a qual estreou com apenas 18 anos, muito por conta de sua habilidade de driblador e velocidade na condução da bola até o ataque, além de fazer gols com frequência.
Em 2009, foi peça fundamental da equipe que alcançou as semifinais da Copa Libertadores da América, fato que o alçou a uma das grandes revelações do país, sendo considerado o melhor jogador a atuar no Uruguai neste mesmo ano. O sucesso garantiu a Lodeiro uma transferência para o Ajax, da Holanda.
Em 2010, o jogador participou da histórica campanha do Uruguai na Copa do Mundo da África do Sul, que ficou com a quarta colocação, posição que a seleção não alcançava desde 1970.



ESTADOS UNIDOS

Lodeiro es amo y señor de los Sounders


El uruguayo participó de todos los goles en el triunfo por 3 a 0 ante los Vancouver Whitecaps

El mediocampista celeste, que forma parte de la convocatoria del Maestro Tabárez, tuvo un gran desempeño en el último encuentro que disputó por MLS con los Seattle Sounders. Su equipo goleó 3 a 0 a los Vancouver Whitecaps y el sanducero participó en todos los goles.

A los 17' se dio la primera participación de Lodeiro que tomó la pelota en tres cuartos de cancha, puso un pase al hueco y habilitó a Víctor Rodríguez que sacó un remate fuerte y abajo para poner el tanto de la aperura.

Ya en la segunda parte, el que anotó fue el uruguayo. Ingresando por el segundo palo, recibió la asistencia de Joevin Jones para definir de zurda y estirar la ventaja a favor de su equipo.

Siete minutos más tarde llegó el tanto que sentenció el partido y donde nuevamente participó el jugador celeste. Un centro atrás, desde la izquierda, encontró a Clint Dempsey que sacó un potente remate de zurda para poner lo que fue el 3 a 0 final.

De esta manera, los Seattle Sounders marchan cuartos pero por diferencia de goles ya que el único puntero es el Vancouver Whitecaps que lidera con 48 puntos, mientras que por detrás lo siguen Portland Timbers, Kansas City y Seattle Sounders, en ese orden, con 47 unidades.
Foto: Reuters