FUTEBOL URUGUAYO:

'' É uma religião nacional. A única que não tem ateu. Somos poucos: 3,5 milhões de uruguayos. É menos gente do que um bairro de São Paulo. É um país minúsculo. Mas todos futebolizados. Temos um dever de gratidão com o futebol. O Uruguay foi colocado no mapa mundial a partir do bicampeonato olímpico de 1924 e 1928, pelo futebol. Ninguém nos conhecia.

O futebol uruguayo é o melhor? Não. No mundo guiado pelas leis do lucro, onde o melhor é quem ganha mais, eu quero ser o pior. Não poderíamos sequer cometer o desagradável pecado da arrogância. Seria ridículo para um país pequeno como o nosso. Não somos importantes, o que é bom. Neste mundo de compra e venda, se você é muito importante vira mercadoria. Está bom assim.

Como explicar Uruguay?.... Somos um pouco inexplicáveis. Aí é que está a graça".

EDUARDO GALEANO - Escritor

quarta-feira

GONZALO CASTRO: JUGADOR URUGUAYO DE REAL SOCIEDAD DE FÚTBOL


Gonzalo Castro Irizábal, apodado "Chory", (TrinidadFloresUruguay14 de septiembre de 1984) es un futbolista uruguayo que juega como centrocampista en la Real Sociedad de Fútbol de la Primera División de España. Formó parte de laSelección Uruguaya de Fútbol.

Desde el 2002 al 2007 formó parte del plantel del Club Nacional de Football, equipo en el que se formó como futbolista profesional a muy temprana edad integrando varias divisionales juveniles y con el que obtuvo finalmente los Campeonatos Uruguayos de 200220052005-06 en Primera División. En el año 2007 Nacional vende a Castro al Mallorca por 2,5 millones de euros.1 A partir de la temporada 12/13 pasa a formar parte de la disciplina de la Real Sociedad de Futbol.