FUTEBOL URUGUAYO:

'' É uma religião nacional. A única que não tem ateu. Somos poucos: 3,5 milhões de uruguayos. É menos gente do que um bairro de São Paulo. É um país minúsculo. Mas todos futebolizados. Temos um dever de gratidão com o futebol. O Uruguay foi colocado no mapa mundial a partir do bicampeonato olímpico de 1924 e 1928, pelo futebol. Ninguém nos conhecia.

O futebol uruguayo é o melhor? Não. No mundo guiado pelas leis do lucro, onde o melhor é quem ganha mais, eu quero ser o pior. Não poderíamos sequer cometer o desagradável pecado da arrogância. Seria ridículo para um país pequeno como o nosso. Não somos importantes, o que é bom. Neste mundo de compra e venda, se você é muito importante vira mercadoria. Está bom assim.

Como explicar Uruguay?.... Somos um pouco inexplicáveis. Aí é que está a graça".

EDUARDO GALEANO - Escritor

domingo

JUGADOR URUGUAYO PABLO BENGOECHEA



Pablo Javier Bengoechea Dutra (Rivera27 de Junho de 1965) é um ex-futebolista uruguaio, que atuava como meio-campista.

Tendo como ídolo no futebol o brasileiro Paulo Roberto Falcão, Bengoechea foi revelado pelo Oriental, clube de sua cidade natal. Profissionalizou-se em 1985, com 20 anos de idade, no Wanderers. As boas atuações pelos Bohemios lhe renderam a primeira convocação para a Seleção Uruguaia, em 1986, e a sua contratação por parte do Sevilla.
No clube espanhol, El Profesor foi o líder do meio-campo, marcando 26 gols em 135 partidas. Contratado pelo Gimnasia La Plata, não emplacou no time argentino, tendo atuado em 16 partidas.
Bengoechea retornou ao Uruguai em 1993 para defender o Peñarol, onde iniciou uma longa e frutífera trajetória ao serviço dos aurinegros de Montevidéu. Em dez anos ao serviço do Peñarol, o meia marcou 82 gols em 245 partidas. El Profesor despediu-se dos gramados em 2003, aos 38 anos de idade, e em seguida abriu um restaurante batizado de El Diez (outro apelido do jogador).
Mas sua carreira no futebol não estava encerrada. Em 2005, Bengoechea, juntamente com seu amigo Óscar Aguirregaray, exerceu funções na comissão técnica do River Plate.
Atualmente, é auxiliar de Sergio Markarián na Seleção do Peru.

CopaSedeResultado
Copa América 1987Flag of Argentina.svg ArgentinaCampeón
Copa América 1995Flag of Uruguay.svg UruguayCampeón

Campeão Copa América 1987

Campeão Copa América 1995

ClubPaísAño
WanderersFlag of Uruguay.svg Uruguay1985-1986
SevillaFlag of Spain.svg España1987-1991
Gimnasia y EsgrimaFlag of Argentina.svg Argentina1992
PeñarolFlag of Uruguay.svg Uruguay1993-2003